Desenvolvo atualmente um programa de investigação de pós-doutoramento subordinado ao tema «A representação de Deus uno e trino», mercê de uma bolsa concedida para o efeito pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No meu artigo para as Actas do IV Congresso Internacional de Cister em Portugal e na Galiza, realizado em Braga e Oseira nos dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2009, dei a conhecer a descoberta da primeira estampagem até hoje encontrada de uma entalhadura representando uma Trindade trifacial com scutum fidei rodeada pelo tetramorfo. Ela figura no livro da autoria de Andrés de ELI, intitulado Tesoro de la Pasión, impresso em Saragoça, por Paulo Hurus, em 1494 (fig. 23a) (88x66 mm.) (http://lcweb2.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=rbc3&fileName=rbc0001_2004rosen0582page.db&recNum=12). Essa entalhadura será reestampada (fig. 23b), quando a oficina já está dirigida por Jorge Coci, na 1ª edição, em 1516, do Flos Sanctorum renascentista1 (Fr. Gonzalo de OCAÑA, O.S.H., La vida y pasión de nuestro señor Jesu Cristo, y las historias de las festividades de su santísima madre con las de los santos apóstoles, mártires, confesores, y vérgines, Zaragoza, Jorge Coci, 26 Abril 1516, [I], f. 90 a),
mas será substituída por outra (fig. 26) na 2ª edição desse livro, em 1521 (Fr. Pedro de la VEGA O.S.H., Flos sanctorum, Zaragoza, Jorge Coci, 25 Set. 1521 (Iª parte), f. 109), a qual será depois reimpressa em todas as edições saragoçanas desta obra, pelo menos até à edição de 1548, estampa esta de dimensões bastante mais pequenas (63x41 mm.).
Contudo, na edição que deste Flos Sanctorum renascentista se faz em Sevilha, na oficina de Juan Cromberger, em 1540, intitulada Libro que es llamado vida de Jesu christo y de sus sanctos, e atribuída a Fr. Pedro de la VEGA, O.S.H., no f. 134 a figura a estampagem de uma entalhadura (fig. 24) representando este tema, que é cópia muito fiel (das mesmas dimensões, 88x66 mm.) da referida estampa aparecida pela 1ª vez na oficina de Paulo Hurus em 1494 (fig. 23a). O que é natural, dadas as relações que descobri com as xilogravuras entalhadas em Saragoça na oficina aí estabelecida por Paulo Hurus.
Na 1ª edição da Iª Parte do Flos Sanctorum de Alonso de Villegas, impressa em Saragoça, por Simón de Portinariis, em 1585,será estampada uma entalhadura (fig. 25) igualmente copiada da que foi impressa na oficina saragoçana desde Paulo Hurus em 1494 a 1516, já por Jorge Coci, mas de dimensões um tudo nada mais pequenas (82x61).
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140 Assim designa José ARAGÜÉS ALDAZ os Flores Sactorum compilados pelos monges Jerónimos Fr. Gonzalo de Ocaña e Fr. Pedro de la Vega, em "Tendencias y realizaciones en el campo de la Hagiografía en España (com algunos datos para el estudio de los legendarios hispánicos)", in Actas de XVIII Congreso de la Asociación de Archiveros de la Iglesia de España, (Orense, del 9 al 13 de septiembre e 2002), ed. Agustín HEVIA BALLINA, Oviedo, Asociación de Archiveros de la Iglesia en España, vol. I – Memoria Eccesiae, XXIV (2004), 441-560; e em "Para el estudio del Flos Sanctorum Renascentista (I): la conformación de un género", in Homenaje a Henri Guerrero. La hagiogafía entre historia y literatura en la España de la Edad Media y el Siglo de Oro, ed. M. VITSE, Madrid, Iberoamericana, 2005, 97-147.
Extrato, reorganizado, de: Fr. António-José de Almeida, O.P., "Vidas e ilustrações de Santas penitentes desnudas, no deserto e em peregrinação, no Flos Sanctorum de 1513", in Via Spiritus nº 16 (2009)
Postagem modificada em 16-12-2010
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